Verruga plantar 

As verrugas plantares são lesões comuns que surgem na sola dos pés, causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Embora possam ser pequenos, podem gerar grande desconforto, especialmente ao caminhar. 

O que é verruga plantar?

A verruga plantar é causada por uma infecção viral, o HPV, que penetra na pele por meio de pequenos cortes ou fissuras. A região da planta dos pés é a mais suscetível devido ao ambiente úmido e à pressão constante exercida pelo peso do corpo, favorecendo o aparecimento da verruga.

Sintomas

As verrugas plantares costumam ser pequenas, ásperas e podem apresentar uma cor amarelada. Muitas vezes, são confundidas com calos devido à sua localização e aparência. No entanto, elas geralmente têm pontos preto no centro, que é são vasos trombosados. Além disso, causam dor quando pressionadas, pinçando o local ou principalmente ao andar ou ficar em pé. Mas muitas pessoas não sentem nada.

Como ocorre a infecção?

As verrugas plantares são lesões comuns que surgem na sola dos pés, causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Embora possam ser pequenos, podem gerar grande desconforto, especialmente ao caminhar. 

Ambientes públicos e úmidos, como piscinas, vestiários, chuveiros e saunas, são locais onde o HPV costuma estar presente e se propagar com facilidade. O vírus pode sobreviver por um período nas superfícies desses locais, e o contato direto com essas superfícies contaminadas pode levar à infecção, especialmente se houver lesões

Uma vez que o vírus penetra na camada superficial da pele, ele começa a modificar o crescimento celular, resultando na formação da verruga plantar. No entanto, nem todas as pessoas que entram em contato com o HPV desenvolvem verrugas, pois a suscetibilidade varia de acordo com o sistema imunológico

Prevenir infecção por verruga plantar é

  • Evite andar descalço em locais como piscinas, saunas, vestiários
  • Sempre use chinelos ou esses ambientes para minimizar o contato direto com superfícies ambientais
  • Lave os pés diariamente com água e sabão, e seque bem, principalmente entre os dedos, para evitar a umidade, que favorece o desenvolvimento de verrugas.
  • Troque as meias diariamente e evite usar sapatos molhados ou úmidos.
  • Não compartilhe toalhas, meias, sapatos ou cortadores de unha, pois esses itens podem transmitir.

Tratamentos:

  1. Ácidos; 
  2. Crioterapia; 
  3. Laser;
  4. eletrocauterização;
  5. Curetagem, remoção.
Caso você você esteja sofrendo com este problema entre em contato com a podologa Adelinde da Podologa Maringá, e agende um horário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima